LINHAS DE PESQUISA
“Fisiologia Ecológica e Evolutiva”
Esta linha de pesquisa envolve estudos das inter-relações entre os processos fisiológicos dos animais e o seu ambiente, bem como dos mecanismos evolutivos e padrões históricos da diversificação fisiológica. Perguntas centrais na Fisiologia Ecológica e Evolutiva incluem o impacto do ambiente sobre processos fisiológicos atrelados à reprodução e ao desempenho comportamental, com ênfase na capacidade de ajuste no contexto de gradientes temporais e espaciais, sejam eles naturais ou induzidos pela modificação antrópica do ambiente. Portanto, os temas de pesquisa abordados nesta linha apresentam desdobramentos para a área de conservação biológica, modelagem ecológica, e ecologia das mudanças climáticas.
DOCENTES:
CARLOS ARTURO NAVAS IANNINI
CRISTIÉLE DA SILVA RIBEIRO
FERNANDO RIBEIRO GOMES
GISELE AKEMI ODAMICHAEL HRNCIR
RENATA GUIMARÃES MOREIRA WHITTON
“Fisiologia Integrativa”
Esta linha de pesquisa se caracteriza pela investigação integrativa de processos e mecanismos fisiológicos em diversos níveis de organização, desde a modulação da expressão gênica até alterações integradas de múltiplos sistemas em nível de organismo. Incluídos nesta linha encontram-se estudos de mecanismos e processos fisiológicos em múltiplos modelos e contextos, incluindo processos celulares, modelos animais clássicos de laboratório, animais silvestres de múltiplos grupos filogenéticos e humanos. Os conhecimentos básicos gerados por muitos dos estudos desta linha se caracterizam também pelo potencial de aplicação direta em diversas áreas da saúde e da biologia da conservação.
DOCENTES:
ANA MARIA DE LAURO CASTRUCCI
ANA CAROLINA INHASZ KISS
JOSÉ GUILHERME DE SOUZA CHAUÍ MATTOS BERLINCK
LUCILE MARIA FLOETER WINTER
MARCIO REIS CUSTÓDIO
PEDRO AUGUSTO CARLOS MAGNO FERNANDES
REGINA PEKELMANN MARKUS
“Neurociências, Comportamento, Aprendizagem e Ensino”
Essa linha abrange pesquisas em Neurociência e Comportamento, incluindo os processos envolvidos na orientação da atenção, memória, antecipação e resolução de problemas, e os mecanismos neurais subjacentes a esses processos. Inclui também estudos sobre a História e a Filosofia da Fisiologia e das Neurociências, bem como a investigação dos processos de Ensino de Fisiologia Humana e Comparada nos níveis de Educação Básica e Superior, envolvendo i) pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Fisiologia, Biologia e Ciências em geral, ii) desenvolvimento de materiais educacionais para ambientes formais e não formais de ensino, iii) aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica, e iv) análises de percepção sobre a formação e atuação do Pós-Graduando e da produção acadêmica.
DOCENTES:GILBERTO FERNANDO XAVIER
GUSTAVO ROHENKOHL