Comissão de Bolsas

Programa Ciências (Fisiologia Geral) do IB-USP

Normas para a atribuição de bolsas de cota institucional

13 de Dezembro de 2018

  1. Critérios para outorgar bolsas a alunos do programa

As bolsas de cota institucional do programa serão distribuídas de acordo com as seguintes prioridades:

  1. Tempo de matrícula no Curso: Alunos matriculados há mais tempo no programa, sem bolsa, terão prioridade máxima na concessão. Matrículas realizadas por alunos com ingresso no curso em uma mesma data serão consideradas como temporalmente equivalentes se ocorrerem em um mesmo período entre datas de realização das provas de exame de ingresso;
  2. No caso de dois ou mais pretendentes a bolsa terem o mesmo tempo de matrícula, aquele com a maior nota final (média das notas nas diferentes provas) obtida no exame de ingresso tem a prioridade. Isso se aplica mesmo se tiverem participado de processos seletivos diferentes;
  3. Em caso de empate na nota final do exame de ingresso, a Comissão de Bolsas determinará a prioridade de concessão com base na análise do currículo Lattes dos alunos e na existência de comprovação de pedido de bolsa à FAPESP.

Nesta análise, serão consideradas prioritárias as evidências de realização de iniciação científica, publicação de artigos científicos como primeiro autor em periódicos indexados no Science Citation Index (SCI) e de pedido de bolsa à FAPESP. Serão também consideradas publicações de artigos científicos em coautoria em periódicos indexados no Science Citation Index (SCI), apresentações de trabalhos em reuniões científicas, organização de eventos acadêmicos, representação acadêmica e monitorias.

  1. Critérios para manutenção das bolsas outorgadas
  1. As bolsas serão renovadas somente para alunos com relatório anual de atividades entregue (i) de acordo com os prazos determinados pela CCP e divulgados pela secretaria de pós-graduação e na página do programa na internet e (ii) aprovado pelo orientador.
  • Casos específicos

A CCP, atuando como Comissão de Bolsas, dirimirá sobre casos específicos não contemplados nestas normas gerais.